Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Fui Vítima pelo uso indevido da minha imagem em redes sociais!

E agora? O que Fazer?

Publicado por Mariana Tripode
há 6 anos

Trago esse assunto pois recentemente fui vítima de um blogueiro que usou indevidamente minha imagem em um dos seus vídeos e como se não bastasse, espalhou todos os meus dados que constava no Boletim de Ocorrência em que atuei como advogada, ferindo além de tudo, meu DIREITO DE ADVOGAR para quem eu bem entender.

Pois bem, eu não deixei impune e acredito na justiça.

Toda a imagem existente na rede social possui direitos de imagem e direitos autorais, assim não é permitido a utilização de fotos de pessoas sem que haja autorização da pessoa retratada (direito de imagem) e do autor da obra (direito autoral). No tocante à imagem, registra-se que existente previsão junto a Constituição Federal, bem como ao Código Civil, vejamos o que dispõe o artigo 20 do referido: “Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais.”

Assim, importante registrar que é proibida a utilização de imagem de um pessoa sem autorização, sendo necessária para tal utilização, tão logo, a existência da referida, juridicamente falando de um contrato de cessão de direito de uso de imagem, havendo, assim, abrangência das especificações e limitações do caso.

Quando uma imagem é utilizada indevidamente existe uma violação de direitos pessoais, assim, algumas medidas são importantes.

Você já também já foi vítima dessa injustiça? Conhece alguém que também foi? Pois repassem esse direito. As pessoas precisam entender, seja pela dor, que a imagem e a honra das pessoas são invioláveis.

#Advogada #Advogado #Advogando #MulheresNaPolítica #MulheresAdvogadas #OAB #Lei #Justiça #Lawyer #OABDF #DireitoDeImagem #Indenização

  • Sobre o autorAdvocacia especializada em Direito da Mulher e LGBTQI+
  • Publicações13
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações106
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fui-vitima-pelo-uso-indevido-da-minha-imagem-em-redes-sociais/641770388

Informações relacionadas

Raphael Costa Calhau, Advogado
Artigoshá 9 meses

Sofreu plágio nas redes sociais? Saiba o que fazer!

Carlos Eduardo Vanin, Advogado
Artigoshá 7 anos

Propriedade Intelectual: conceito, evolução histórica e normativa, e sua importância

Roberto H F  Bianchini, Advogado
Artigoshá 4 meses

Direito de Imagem: cuidado com as fotos postadas nas redes sociais

Philipe Monteiro Cardoso, Advogado
Artigosano passado

Copiaram Meu Conteúdo na Internet de Forma Indevida e Não Autorizada: O Que Fazer?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)